Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carnaval ou SpiritusValles?


            Chegou o Carnaval! Palavra que procede do latim “Carnis” e “valles”, que significa “prazeres da carne”. Ou seja, é a festa que celebra os prazeres da carne. Aí eu pergunto: Chegou o carnaval? Ou seria melhor dizer a respeito de nossa sociedade: “vivemos o carnaval!”
            Vivemos em uma sociedade onde muitos estão a todo instante celebrando as vontades da carne. E elas são: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, brigas, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gl 5.19-21) Sem dúvida, vivemos em uma sociedade onde cada vez mais se exalta os desejos da carne e cada vez mais o ser humano é escravizado ao seu pecado servindo ao diabo.
            Não seria muito melhor celebrar uma festa que, ao invés de causar prejuízos enormes à dignidade, moral, mente e corpo dos seres humanos, causasse um efeito que ajudasse o ser humano a ser digno e a melhorar o mundo em que vive e o meio de vida de outros seres humanos ao seu redor? Será que não existe uma festa que enalteça um Amor que não causa ressacas e efeitos colaterais?

            Essa festa existe. Poderíamos chama-la de “Spiritusvalles”, ou seja, a festa onde celebramos os prazeres do Espírito. Não do nosso espírito, mas sim, do Espírito de Deus que age em nós e causa efeitos benéficos fantásticos que perduram e nos levam a querer pular de alegria pelas maravilhas das mãos de Deus. Os prazeres do Espírito são: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” (Gl 5.22,23)

            Sem dúvida o “Spiritusvalles” é muito melhor aos prudentes. Mas não nos esqueçamos, esses frutos do Espírito não são gerados por nós mesmos, mas sim, pelo Espírito Santo. Ele age em nós através da Palavra de Deus, Santa Ceia e Batismo. Nós ainda possuímos carne, por isso pecamos e estamos sujeitos ao “Carnis valles”, mas o Espírito Santo age em nós mortificando a carne e abrindo espaço para Deus, nos levando até o perdão que há em Cristo.

            Na terra onde se vive dia após dia um “carnaval”, um pouco de “Spiritusvalles” traria mais amor, honra, justiça e decência a nossa população. Isso sem contar os tesouros eternos dos quais nosso povo se tornaria herdeiro. Desfrutemos dos prazeres do Espírito de Deus. Amém.
P.Ismael

Nenhum comentário:

Postar um comentário